Dúvidas

Respostas a perguntas sobre a
Experiência Bíblica em Comunidade

+Que é a Experiência Bíblica em Comunidade?
Experiência Bíblica em Comunidade é uma maneira totalmente nova de experimentar a leitura Bíblica. Três aspectos dessa experiência são combinados de uma forma poderosa para transformar participantes, pequenos grupos e igrejas inteiras como nunca antes:

  • Ler grande – Participantes leem o Novo Testamento completo em 8 semanas, simplesmente com a leitura de cerca de 10 páginas por dia. Os Livros da Bíblia é formatado sem capítulos ou versículos, a fim de permitir maior compreensão e entendimento nas leituras de grandes trechos. Desse modo, os participantes da Experiência Bíblica em Comunidade começam a entender a historia completa da Bíblia, em muitos casos, pela primeira vez em suas vidas.
  • Ler pelo contextoOs Livros da Bíblia tem reorganizadas muitas seções da Bíblia de volta à forma como ela foi originalmente escrita. Esta reorganização permite aos participantes experimentarem as Escrituras em seu contexto histórico. Ao entender os tempos e as circunstâncias nas quais a Bíblia foi escrita, os participantes começam a sentir o verdadeiro poder da Palavra de Deus como nunca antes.
  • Ler juntos – O formato de pequeno grupo permite aos participantes lerem as mesmas passagens ao mesmo tempo de leitura e, depois, eles se reúnem em comunidade para discutir os efeitos e significados daquilo que leram. Os membros do grupo leem os mesmos trechos de um modo desafiador e, juntos, conseguem obter significado e compreensão mais profundos para todo o grupo. Eles crescem mais perto de Deus e também uns dos outros.
+Por que fazer uma campanha inteira só com a leitura da Bíblia?
Entender a Palavra de Deus, nos dias de hoje, é a maior necessidade não atendida das nossas igrejas. Mas nós podemos mudar isso e aprender a “ler grande”, ou seja, experimentar aquilo que mais importa na história da redenção, para que possamos encontrar o nosso lugar nessa historia. Quando a Bíblia se torna uma experiência, e não um simples livro, ela reforça seu relacionamento com Deus, com sua família e sua comunidade. Você se verá transformado em apenas 8 semanas.
+Qual é o custo da Experiência Bíblica em Comunidade?
Cada participante receberá tudo o que precisa para ser transformado pela Experiência Bíblica em Comunidade por apenas R$ 10,00 por pessoa. Além de receber Os Livros da Bíblia, todos os materiais promocionais, para líderes de grupos ou igrejas estarão disponíveis a você gratuitamente por meio de download.
+Quais recursos recursos de campanha são oferecidos?
Quando você compra Os Livros da Bíblia, nós lhe damos acesso restrito à área de downloads do site, onde todos os recursos digitais poderão ser baixados gratuitamente.

Esta área de downloads contém tudo o que você precisa para se preparar para sua Experiência, incluindo:

  • Guia de Planejamento.
  • Guia para Líderes de Pequenos Grupos.
  • Guia do Participante.
  • Arquivo modelo para impressão do informativo da sua igreja, e mais.

Os exemplares de Os Livros da Bíblia deverão ser adquiridos separadamente pelo líder do grupo ou pastor da igreja.

Clique aqui e veja a lista complete de recursos disponíveis.

Informações para participantes

+Sinto que já possuo um bom conhecimento da Bíblia. Ainda assim, posso ter algo de novo com a Experiência Bíblica em Comunidade?
Sim! Há duas coisas que tornam a Experiência Bíblica em Comunidade completamente diferente do que a experiência bíblica tradicional. Primeiro, o texto de Os Livros da Bíblia oferece a historia completa da Bíblia em seu contexto original e ordem natural para que você tenha uma nova perspectiva da historia de Deus. Além disso, a Experiência Bíblica em Comunidade permite um momento aberto de discussão em grupo sobre aquilo que foi lido. Para entender melhor, é como se Os Livros da Bíblia pudessem fazer você e seus amigos lerem a Bíblia de uma forma totalmente nova — fortalecendo o seu relacionamento com Deus, com sua comunidade e sua família.
+Preciso de um Kindle, iPad, iPod ou qualquer outro software ou dispositivo específico para acessar os recursos digitais da campanha?
Não. Nossos recursos digitais da Experiência Bíblica em Comunidade são formatados para serem acessíveis por qualquer computador, sistema operacional ou software, desde que você tenha acesso à Internet. Você poderá baixar o Guias e organizar sua campanha. Além disso, a todo participante inscrito é fornecido um exemplar de Os Livros da Bíblia (ora adquirido pelo líder), tornando fácil a leitura da bíblia à moda antiga.
+Alguns estudos bíblicos separam homens de mulheres, adolescentes de adultos etc. É o caso da Experiência Bíblica em Comunidade?
Não. A Experiência Bíblica em Comunidade trata de uma reeducação de leitura no dia-a-dia da sua comunidade, tendo como base o texto de Os Livros da Bíblia. Não tem restrições quanto a gênero, idade ou qualquer outra coisa. O foco está em ler o texto da Palavra de Deus como ele foi concebido, a fim de ser entendido e discutido num ambiente aconchegante, sincero e livre de pré-julgamentos. Neste ambiente, o amor de Deus pode lavar sua alma e transformar sua vida.
+Crianças podem participar da Experiência Bíblica em Comunidade?
Absolutamente! Foi constatado que crianças a partir dos 12 anos conseguiram ler todo o Novo Testamento durante a campanha. Certifique-se de convidar também crianças e juniores para o seu grupo de leitura; esta é uma ótima opção que pais e filhos têm para compartilhar a experiência juntos!

Informações para líderes de grupos

+Que torna a EBC diferente de outros programas de estudo bíblico?
Como um líder de pequeno grupo, você está sempre à procura de um novo estudo para compartilhar com seu grupo, algo de renovo para o coração, mente e espírito com Deus. Você vai à procura de estudiosos e intérpretes da Bíblia na esperança de encontrar um estudo que se ajuste bem ao seu grupo. Mas Os Livros da Bíblia é uma nova e inovadora forma de envolver o seu pequeno grupo nas Escrituras Sagradas. Livre de formatações artificiais e apresentado de forma pura e completa, Os Livros da Bíblia revela a historia de Deus como ela foi realmente originalmente escrita. Seu grupo irá direto à fonte, refletirá sobre o significado, discutirá aplicações e compartilhará desafios. Ah, e eles vão crescer… Juntos!
+Serei responsável por imprimir, organizar, gravar CDs e distribuir os materiais?
Não! Criamos uma página de recursos online, onde os membros do seu grupo terão acesso a todos os seus materiais pessoais de campanha em formato digital para download. A sua responsabilidade será apenas de distribuir uma cópia impressa de Os Livros da Bíblia para cada participante e orientá-los sobre a campanha. O resto é com eles!
+Há uma quantidade mínima de membros em cada grupo para participar da EBC?
Não. Grupos com qualquer número de membros são bem-vindos a participar; desde pequenos grupos até uma igreja inteira. Apenas sugerimos grupos de 10 a 15 pessoas por conta da facilidade no relacionamento. Acreditamos que a Experiência Bíblica em Comunidade pode ser mais eficaz quando leitura e discussão são feitas em grupo e não de forma isolada, mas o tamanho dos grupos não determina elegibilidade ou preço. Flexibilidade e autenticidade são a chave para o sucesso da campanha, por isso poucas limitações foram impostas aos grupos que ingressam na Experiência Bíblica em Comunidade.
+Como farei com que meu grupo esteja motivado para iniciar a campanha?
Experiência Bíblica em Comunidade oferece vídeos, apresentações PowerPoint, cartazes e outros recursos para que os líderes de grupo tenham como criar expectativa e motivação no seu grupo. Estes materiais estarão todos disponíveis gratuitamente para download.

Informações para pastores

+Parece que eu e minha igreja já tentamos de tudo para aumentar o comprometimento das pessoas com a Bíblia. Por que com a Experiência Bíblica em Comunidade isso seria diferente?
Sua missão como pastor, sua vocação, é de influenciar os outros para Cristo. Você prega com paixão, pastoreia seu rebanho e lidera pelo exemplo. Você conhece o poder da Palavra de Deus na sua própria vida e anseia para que a sua igreja também abrace esta verdade. A Experiência Bíblica em Comunidade, por meio de Os Livros da Bíblia, é a sua oportunidade de facilitar ainda mais a transformação e o crescimento da sua igreja, e ela se envolverá com a Bíblia como nunca antes. A pureza do texto e a apresentação no formato literário vão capturar as mentes dos leitores e restaurar todos os corações. O formato de pequeno grupo irá conectar as pessoas entre si e com Deus de uma maneira nova e estimulante. Em apenas oito semanas, você vai ver o impacto que vem somente da Palavra de Deus. Pessoas tocadas, relacionamentos curados, casamentos reforçados e a sua comunidade transformada.
+Não tenho orçamento para um designer gráfico criar e imprimir materiais de apoio para recrutar participantes. Isso significa que a campanha não terá êxito na minha igreja?
De modo algum!  Nossa equipe criou um pacote de comunicação com materiais que te ajudarão no recrutamento do seu grupo. Acessando a página de recursos da campanha você encontrará esses materiais, os quais poderá editar e distribuir. Modelos de informativos ou mensagens diárias de e-mail tornarão a divulgação da sua campanha fácil e barata.

Dúvidas sobre Os Livros da Bíblia

+Que é diferente em Os Livros da Bíblia?
Os Livros da Bíblia foi especialmente desenvolvido para ser lido do início ao fim. Dentre as características principais estão:

  • Não contém números de capítulos ou versículos.
  • Tempos literários naturais foram restaurados.
  • Conta com uma ordem melhor dos livros.
  • Possui formato de coluna única de texto.
  • Introduções explicam o contexto de cada livro.
+Por que os números de capítulos e versículos foram removidos?
As divisões de capítulos encontrados nas nossas Bíblias modernas foram adicionadas mais de mil anos depois que os últimos livros foram escritos. Os números de versículos apareceram ainda mais tarde, em 1551, quando o gráfico francês Stephanus os adicionou ao Novo Testamento. Capítulos e versículos nos ajudam a navegar pela Bíblia, mas são divisores artificiais e nem sempre estão alinhados com as linhas naturais de pensamento encontrados nas Escrituras. Além disso, essas divisões nos fazem ler em fragmentos. Os Livros da Bíblia desprezam os números de capítulos e versículos do texto, tornando-o puro, a fim de que você possa ir além da leitura fragmentária, lendo livros inteiros com prazer.
+Como poderei me encontrar na leitura sem os números de capítulos e versículos?
Isso é mais fácil do que você pensa, uma vez que você passa a ter um panorama de toda a historia. Os Livros da Bíblia possuem quebras naturais de seção para dividir o texto em partes de leitura que você mesmo pode controlar. Para ajudá-lo a navegar pelo livro, indicamos o intervalo de capítulos e versículos no rodapé de cada página, para que os números não fiquem no caminho da sua leitura.
+Que são “quebras naturais de seção”?
Os escritores originais tinham certas maneiras de nos avisar quando estavam encerrando uma seção e quando estavam iniciando outra. Muitas vezes, eles faziam isso repetindo uma frase específica. Por exemplo, o evangelho de Mateus é naturalmente dividido em cinco seções principais, cada qual concluindo com alguma variação da frase “Quando Jesus acabou de dizer estas coisas…”. Assim, Os Livros da Bíblia usa essas chamadas quebras naturais para ajudá-lo a seguir pela linha de raciocínio do autor enquanto você lê.
+Quão diferente é a ordem dos livros?
Por centenas de anos, depois que a Bíblia foi compilada, a ordem dos livros variou amplamente de uma edição para a edição seguinte. A ordem encontrada na maioria das nossas Bíblias de hoje tornou-se comum após a invenção da imprensa. Então, levamos em conta duas prioridades na escolha do novo arranjo de Os Livros da Bíblia:

  • Organizar os livros numa ordem mais autêntica – Para o Antigo Testamento, seguimos a ordem original judaica mais de perto. Recombinamos, ainda, livros que foram separados ao longo do tempo, como o primeiro e o segundo livros de Samuel. Por volta do ano 200 aC, Samuel foi dividido em dois, porque a tradução grega não se encaixava em um só pergaminho. Os Livros da Bíblia reúnem de volta os dois livros de Samuel pela primeira vez em mais de 2 mil anos.
  • Ajudar você a acompanhar a história que se desenrola – Por exemplo, os livros de Lucas e Atos no Novo Testamento são dois volumes de uma única história, por isso colocamos os dois lado a lado em Os Livros da Bíblia. Além disso, a maioria das Bíblias organizam as cartas de Paulo geralmente do mais longo para o mais curto. Nós, em contrapartida, os colocamos em uma ordem mais cronológica, para que você possa acompanhar a vida de Paulo como ela realmente aconteceu.
+Qual tradução é usada nos textos de Os Livros da Bíblia?
Os Livros da Bíblia usa o texto da Nova Versão Internacional® (NIV®), a mais lida e mais confiável tradução contemporânea da Bíblia. Saiba mais sobre a NVI®.
+Quem desenvolveu Os Livros da Bíblia?
Os Livros da Bíblia foi desenvolvido pela Biblica, em colaboração com uma equipe de estudiosos das Escrituras, pastores e especialistas em design e publicação da Bíblia.

Esta Bíblia não é apenas um livro,
mas uma experiência da qual
podemos compartilhar